Inaugurado em 22 de Abril de 1991 e reformulado em 2011, o Museu pretende preservar, de forma duradoura, condigna e sistematizada, o património industrial, histórico e cultural da Fábrica Maceira-Liz, desde o seu projecto inicial, a que se associam as imagens das terras áridas da Gândara, percorrendo as fases mais significativas da sua trajectória tecnológica até aos nossos dias.

Não deixa de ser, também, um verdadeiro "Museu do Cimento", porquanto a evolução da indústria do cimento em Portugal e a história da fábrica Maceira-Liz estão estreitamente ligadas.

Integram-se também no Museu a primeira locomotiva a vapor da Fábrica, a Central Turbo-Geradora, ainda a primitiva Casa da Direcção e o Moinho de Vento utilizado nos ensaios de moagem, embora estes dois últimos elementos se situem fora do perímetro fabril.

O Museu encontra-se referenciado nos roteiros turísticos da Região, inserido também num roteiro de Turismo Industrial e funciona como uma extensão cultural da fábrica, reforçando a sua interligação, humanamente enriquecedora, com as comunidades envolventes.

Pela própria natureza da sua implantação, tem vindo a exercer a sua actividade paredes meias com instalações fabris tecnicamente evoluídas e em plena actividade, o que lhe confere aspecto singular e interessante no panorama português da museologia e arqueologia industrial.

Para além do seu objectivo principal, o Museu do Cimento tem constituído um forte núcleo de consciencialização e sedimentação da "cultura da empresa", envolvendo uma imagem de respeitabilidade e de dignidade em que os seus trabalhadores se revêem e que pode veicular uma importante mensagem aos nossos clientes e ao público em geral.

O Museu encontra-se aberto ao público com um horário de funcionamento das 10h00-17h00 todas as terças-feiras e das 14h00 às 18h00, aos sábados e domingos, havendo ainda a possibilidade de abertura pontual noutros dias com marcação prévia. Os guias do Museu são colaboradores reformados da fábrica e as entradas são gratuitas.

Contacto Museu do Cimento: 244 779 900

Ou clique aqui para a marcação de visitas.


 
Home Notícias Contactos Mapa Candidaturas Advertência Jurídica Links