Certificação Ambiental

A fábrica Secil do Outão foi a primeira em Portugal a receber um certificado ambiental segundo a Norma ISO 14001, atribuída pela APCER. Entre as 332 empresas cimenteiras europeias em laboração (área CEMBUREAU), a Secil foi a quarta a receber esta importante Certificação Ambiental.

A Secil continua no entanto a trabalhar no sentido de garantir sempre melhores performances ambientais, por isso está previsto para o ano de 2003 o inicio de um projecto com o apoio do cenDES (Centro para o Desenvolvimento Empresarial Sustentável do INETI) que vai proporcionar o cumprimento do objectivo acima descrito. Uma das metas definidas é a certificação dos sistemas de Gestão Ambiental das Empresas, numa perspectiva de eco- eficiência, até 2006.

Para a Secil os processos de certificação são mais um marco num percurso sustentado, que vem sendo desenvolvido desde há muito.

Existem ainda outras certificações atribuídas a empresas ou unidades do Grupo Secil, podendo ser destacada a atribuída à fábrica do Outão que obteve a certificação do seu Sistema de Gestão Ambiental para a “Exploração das Pedreiras e Fabrico do Cimento”, segundo a NP ISO 14001 em Dezembro de 1998, em simultâneo com a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a NP EN ISO 9002.

A implementação dos referidos sistemas nas fábricas Maceira-Liz e Cibra-Pataias teve uma interrupção no inicio de 1998 dada a urgência de uma profunda reestruturação prévia, consubstanciada no Projecto Secil 2000.

O processo foi novamente retomado em 2000, tendo-se obtido em Dezembro de 2001, a certificação do sistema de Gestão Ambiental implementado na CMP, para a “Produção de Cimento e Exploração das Pedreiras Martingança- Maceira, Maceira nº 3, Alva de Pataias e Olhos de Água”.

Os resultados alcançados pela Secil-Outão em diversas áreas valeram-lhe ainda a atribuição do Prémio da Comissão Nacional do Ano Europeu para o Ambiente 88, da Associação Industrial Portuguesa, em 1988 e do Prémio Nacional de Consumo Racional de Energia, da EDP, em 1990.

Declarações Ambientais

Fábrica Secil-Outão

Fábrica Maceira-Liz

Fábrica Cibra-Pataias



 
Home Notícias Contactos Mapa Candidaturas Advertência Jurídica Links